Alerta Climático: Centro-Sul do Brasil Sob Risco de Tempestades, Frio Intenso e Vendavais

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) soou o alarme para o centro-sul do Brasil, emitindo alertas de perigo para diversas regiões. Moradores e autoridades devem se preparar para uma combinação de eventos climáticos adversos, incluindo tempestades severas, queda acentuada de temperatura e vendavais. A população deve ficar atenta às recomendações da Defesa Civil e evitar áreas de risco.

Os alertas de tempestade, classificados como laranja, indicam potencial para chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo. Grande parte de São Paulo, sul de Minas Gerais, norte de Mato Grosso do Sul e áreas do Mato Grosso e Goiás estão sob vigilância. Há risco de corte de energia elétrica, danos à agricultura, quedas de árvores e alagamentos, exigindo atenção redobrada da população.

Outra área de preocupação abrange o Paraná (com exceção do sul), a porção sul de Mato Grosso do Sul e o oeste e sul de São Paulo. O Inmet adverte para a possibilidade de precipitação entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, com ventos podendo atingir entre 60 e 100 km/h. A combinação desses fatores aumenta o potencial de transtornos e prejuízos.

A previsão de frio intenso também merece destaque, com alertas de queda de temperatura acima de 5°C para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e sul de Goiás e Minas Gerais. Essa mudança brusca no clima pode impactar a saúde da população, especialmente idosos e crianças, exigindo cuidados adicionais para se proteger do frio.

Além disso, o Inmet emitiu um alerta para vendavais, com ventos entre 40 km/h e 60 km/h, abrangendo Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, norte do Rio Grande do Sul, sul de Minas, Mato Grosso e Goiás. A força do vento pode causar danos em estruturas, dificultar a mobilidade e aumentar o risco de acidentes. As autoridades recomendam evitar áreas abertas e objetos que possam ser arremessados.

Fonte: http://revistaoeste.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *