A semana tem início com um alerta meteorológico para diversas regiões do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão indica chuvas significativas em grande parte do território, exigindo atenção redobrada e medidas preventivas por parte da população. A instabilidade climática deve persistir, impactando o cotidiano e demandando cuidados específicos.
O aviso de chuvas intensas, que começou no domingo (19/10), se estende até a manhã de terça-feira (21/10). A previsão é de acumulados de até 60 mm de chuva e ventos de até 60 km/h em áreas que se estendem do norte de Minas Gerais e Espírito Santo, passando por Mato Grosso, Goiás, Bahia, Piauí e Maranhão, até atingir toda a Região Norte, com exceção do Amapá. O Rio de Janeiro e o litoral de São Paulo também devem registrar o mesmo volume, mas com menor intensidade a partir de segunda-feira.
Em 17 estados sob alerta, a expectativa é de que o volume de chuva seja ainda maior na faixa central da área afetada. O Inmet destaca o norte de Minas, Goiás e Mato Grosso, Tocantins, sul do Pará e grande parte do Amazonas como áreas de maior preocupação, onde os acumulados podem chegar a 100 mm e os ventos a 100 km/h. Diante desse cenário, a população deve evitar áreas de risco e seguir as orientações das autoridades.
Enquanto isso, outras regiões do país devem experimentar tempo firme. “Na Região Sul, a estabilidade é resultado da circulação de ventos associada à alta pressão”, informa o Inmet. As temperaturas máximas não devem ultrapassar 23ºC em Porto Alegre, 21ºC em Florianópolis e 18ºC em Curitiba, todas com céu nublado, mas sem previsão de chuva.
No Sudeste, o interior de Minas e de São Paulo terão tempo firme, com sol e baixa umidade. O litoral dos dois estados poderá ter chuva fraca, e um volume um pouco maior é esperado para o Espírito Santo e o norte e o leste de Minas Gerais. No Nordeste, a chegada de uma frente fria pode trazer temporais e volumes elevados de chuva, especialmente ao longo do litoral, segundo o órgão.
Diante do risco de temporais, o Inmet recomenda à população que evite enfrentar o mau tempo, observe alterações nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de emergência, a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) estão à disposição para prestar auxílio e fornecer informações adicionais.
Fonte: http://vistapatria.com.br