O Paraná está sob alerta laranja para tempestades, conforme aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Mais de 100 cidades do estado estão sob risco de ventos intensos, que podem variar entre 60 e 100 km/h. A população deve estar atenta e tomar precauções.
Cidades como Curitiba, Mandirituba e Palmas, juntamente com toda a região metropolitana da capital, estão entre as áreas com maior probabilidade de serem afetadas. O alerta abrange diversas regiões do estado, incluindo o Sudoeste, Sudeste, Oeste, Centro-Sul e Centro Oriental paranaense.
A combinação de um ciclone extratropical e o avanço de uma frente fria sobre o Sul do Brasil são os principais fatores que contribuem para essa instabilidade climática. A previsão indica que as condições climáticas adversas devem persistir entre domingo (21) e segunda-feira (22).
Com o alerta laranja em vigor, a população deve se preparar para possíveis interrupções no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos. O meteorologista Fernando Mendes, do Simepar, explica que a frente fria trará uma queda significativa nas temperaturas, especialmente no Norte do estado, devido ao aumento da nebulosidade e instabilidade.
Diante desse cenário, as autoridades recomendam que a população evite áreas abertas durante as tempestades, procure abrigo seguro e acompanhe as atualizações dos órgãos de meteorologia para se manter informada sobre a evolução da situação.
Fonte: http://ric.com.br