Alerta de Tempestades: Centro-Sul do Brasil Sob Risco de Granizo e Ventos Fortes

O Centro-Sul do Brasil se prepara para enfrentar um período de instabilidade climática. Uma combinação de fatores atmosféricos, incluindo uma área de baixa pressão e o avanço de uma frente fria, eleva o risco de tempestades severas em diversos estados. A população deve se manter informada e tomar precauções.

De acordo com o portal Meteored, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo estão sob alerta. A previsão indica a possibilidade de chuvas intensas, rajadas de vento e queda de granizo, exigindo atenção redobrada por parte dos moradores destas regiões. As autoridades locais também estão monitorando a situação.

Embora uma frente fria que causou precipitação moderada no domingo (28) esteja perdendo força, a atmosfera permanece instável. Uma área de baixa pressão localizada entre Bolívia, Paraguai e Argentina continua a impulsionar a formação de nuvens carregadas, intensificando o potencial para tempestades, principalmente a partir do fim da manhã desta segunda-feira (29).

A previsão aponta para pancadas de chuva forte no oeste e noroeste do Paraná, extremo oeste de Santa Catarina e sul de Mato Grosso do Sul. Além disso, não se descarta a ocorrência de rajadas intensas de vento e granizo, especialmente na região central e norte de Mato Grosso do Sul, incluindo a capital Campo Grande.

Na terça-feira (30), a situação pode se agravar. A baixa pressão sobre a Argentina, Paraguai e Bolívia deve ganhar força, favorecendo a formação de tempestades ainda mais organizadas. O alerta inclui a possibilidade de granizo e ventos fortes em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. No fim do dia, a chuva se espalha também pelo oeste e sul de São Paulo e pelo noroeste gaúcho, mantendo potencial de tempestades até a noite.

Fonte: http://revistaoeste.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *