Evento oficial da Pré-COP 30 reúne líderes de 26 países

O Altamira Summit 2025 reúne representantes de 26 países para discutir cadeias produtivas sustentáveis.
No dia 7 de outubro de 2025, o Centro de Eventos Vilmar Soares em Altamira (PA) foi palco da abertura do Altamira Summit 2025 – Juntos por um Futuro Livre de Desmatamento, um evento oficial da Pré-COP 30. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou da mesa de abertura, evidenciando a importância da cooperação internacional no combate ao desmatamento. O encontro reuniu representantes de 26 países da América Latina, África, Ásia e Europa, com o intuito de promover a troca de experiências em cadeias produtivas sustentáveis.
Compromissos e diálogos
O secretário de Desenvolvimento Rural, Marcelo Fiadeiro, ressaltou que o Altamira Summit é um espaço para diálogo e construção de soluções sustentáveis. Ele afirmou: “O Brasil está comprometido em aliar produtividade, conservação ambiental e inclusão social, fortalecendo pontes entre países produtores e consumidores”. Durante o evento, foram realizados workshops e painéis técnicos, além de visitas a produtores locais de cacau e gado, mostrando práticas de sustentabilidade na agropecuária.
Agenda e objetivos
O evento também abordou estratégias de apoio a pequenos produtores e o fortalecimento de cadeias de valor que conciliam desenvolvimento econômico e conservação ambiental. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR/Mapa) atua na formulação de políticas públicas que visam a produção sustentável, em consonância com os compromissos do Brasil no Acordo de Paris e nas discussões para a COP 30, que ocorrerá em 2026, em Belém (PA).
Reafirmação do protagonismo brasileiro
Organizado pela Team Europe Initiative on Deforestation-Free Value Chains, com apoio da Comissão Europeia e Estados-Membros da União Europeia, o evento busca dissociar a produção agrícola do desmatamento e promover soluções conjuntas até 2030. A participação do Mapa no Altamira Summit 2025 reforça o papel do Brasil na agenda global de sustentabilidade, com um compromisso com uma agricultura produtiva e ambientalmente equilibrada.



