Análise do Conselho de Ética sobre quebra de decoro de deputados

Três parlamentares enfrentam processos por atitudes consideradas inadequadas

Análise do Conselho de Ética sobre quebra de decoro de deputados
Portugues

Conselho de Ética analisa processos contra três deputados por quebra de decoro nesta quarta-feira.

Na manhã desta quarta-feira (3), às 14 horas, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados se reunirá para discutir processos de quebra de decoro envolvendo três deputados. As acusações incluem comportamentos que vão de ofensas a publicações consideradas falsas, o que gerou a necessidade de uma análise detalhada das situações.

Denúncias contra Lindbergh Farias

O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) enfrenta dois processos. Na REP 9/25, o partido Novo acusa Farias de ter divulgado, em suas redes sociais, informações falsas sobre o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS). Além disso, na REP 12/25, o PL o acusa de ter ofendido o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) em março deste ano, além de defender a cassação do parlamentar.

Processos envolvendo André Janones

André Janones (Avante-MG) é o segundo deputado a ter sua conduta analisada. Ele responde a três processos. Na REP 3/25, a Mesa Diretora da Câmara o acusa de quebra de decoro por ofensas dirigidas ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e provocações à bancada do Partido Liberal (PL) durante uma sessão no dia 9 de julho de 2025. Em outro processo, a REP 8/25, o PL acusa Janones de ter solicitado que servidores devolvessem parte de seus salários para favorecer sua campanha. Por fim, na REP 14/25, ele é acusado de ter feito postagens ofensivas contra o deputado Gustavo Gayer em suas redes sociais.

Acusações contra Guilherme Boulos

Por fim, o deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) também está sob análise do Conselho de Ética. O parlamentar é acusado pelo PL na REP 13/25 de ter ofendido membros da legenda durante uma reunião do Conselho de Ética em abril deste ano. Essas ofensas geraram forte repercussão e contribuíram para a necessidade de uma avaliação mais rigorosa de sua postura.

Expectativas para a reunião

A sessão de hoje promete ser intensa, com a análise de cada caso e possíveis votações sobre as punições a serem aplicadas. A discussão aprofundada desses processos é fundamental para a manutenção da ética e do decoro dentro da Câmara dos Deputados. A sociedade aguarda com expectativa os desdobramentos e as decisões que serão tomadas pelo Conselho de Ética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *