A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou, na última quinta-feira, a 30ª edição do programa Assembleia Itinerante em Fazenda Rio Grande, coincidindo com a 4ª ExpoFazenda. O evento marcou um momento de proximidade entre deputados e a comunidade local, com foco na prestação de contas e na coleta de novas demandas da população, em um município que se destaca pelo rápido crescimento. A cidade se consolidou como a de maior expansão populacional do Paraná, conforme apontado pelo Censo 2022 do IBGE.
A sessão especial foi palco para a apresentação de reivindicações elaboradas por entidades locais e pela população. Além disso, pioneiros e personalidades que contribuíram para a história e o desenvolvimento do município foram homenageados. Os dados do IBGE revelam um salto populacional impressionante em Fazenda Rio Grande, passando de 81.675 habitantes em 2010 para 148.873 em 2022, representando um aumento de 82,27% e colocando a cidade em destaque nacional.
O presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), ressaltou os avanços conquistados desde a primeira edição do programa no município. “Hoje estamos aqui também para prestar contas do trabalho e da parceria que existe entre a Assembleia Legislativa e o governador Ratinho Junior, que tem tirado obras importantes do papel”, afirmou Curi. Ele ainda complementou citando que a visita anterior da Assembleia resultou em solicitações para melhorias na BR, construção de um hospital e um programa de pavimentação.
O governador em exercício, Darci Piana, anunciou novos investimentos significativos para Fazenda Rio Grande. “Estivemos há duas semanas com o governador Ratinho, o Alexandre Curi e vários prefeitos anunciando R$ 150 milhões para a Fazenda Rio Grande, destinados a viadutos, asfalto e urbanização”, declarou Piana. Ele também informou sobre a construção de unidades do SESC e Senac no município, com um investimento adicional de R$ 60 milhões.
Durante o evento, a população teve acesso a serviços gratuitos, como a emissão e regularização do título de eleitor pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) e atendimentos jurídicos da Defensoria Pública, especialmente voltados para famílias em situação de vulnerabilidade. A Assembleia Itinerante, desde sua criação em 2023, já percorreu mais de 20 cidades paranaenses, fortalecendo o diálogo entre o Legislativo e a sociedade. Nesse período, foram recebidas e respondidas mais de 6 mil sugestões da população, muitas das quais já se concretizaram em obras, investimentos e novas leis.
