A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) se prepara para uma semana intensa, marcada por debates cruciais, homenagens significativas e ações focadas em cultura, inovação, inclusão social e saúde. A programação diversificada inclui seminários, audiências públicas, palestras e a continuidade do projeto de interiorização, levando os trabalhos da Casa de Leis para diferentes regiões do estado.
A próxima edição da Assembleia Itinerante acontecerá em Tibagi, na ExpoIbaiti 2025, no dia 6 de junho. Essa iniciativa, que já chega à sua 32ª Sessão Especial de Interiorização, visa aproximar o Parlamento da população, promovendo o diálogo com instituições e cidadãos para entender e atender às demandas locais. Segundo a Alep, o objetivo é “ampliar o diálogo com instituições e cidadãos e permitindo ouvir demandas locais”.
A programação terá início com o Seminário Intermunicipal de Cultura, promovido pela Comissão de Cultura, que abordará o impacto da inteligência artificial no setor cultural. Serão discutidos temas como democracia cultural, ética, direitos autorais, economia criativa e patrimônio digital. Além disso, uma solenidade homenageará o Turismo sobre Rodas e a Expo Motorhome, celebrando o papel do turismo sustentável no desenvolvimento regional.
Na terça-feira, o projeto Geração Atitude – Caravana da Cidadania 2025 incentivará a participação social e política de estudantes da rede pública. Paralelamente, uma audiência pública abordará a “Prematuridade: Prevenção e Cuidados”, tema central do Novembro Roxo, com foco nos desafios da atenção à saúde de bebês prematuros. A Escola do Legislativo também promoverá uma palestra sobre o uso da inteligência artificial na administração pública.
A semana também será palco para debates sobre igualdade racial. A audiência pública “Reparação e Equidade: Fundo de Igualdade Racial” focará na PEC 27/2024, que busca garantir inclusão e reparar desigualdades históricas por meio do financiamento de iniciativas para a população negra. Encerrando a programação, uma sessão solene homenageará os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, reconhecendo sua atuação na reabilitação e qualidade de vida.
No âmbito legislativo, a Proposta de Emenda à Constituição 3/2025, que altera a faixa etária para nomeação de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR), começará a tramitar em Plenário. Outros projetos de lei, como o que altera a Lei nº 20.937/2021 sobre o auxílio-alimentação dos servidores e o que trata dos cargos de Tecnologia da Informação no Tribunal de Justiça, também serão votados.
Além disso, serão votados projetos que criam o Dia Estadual da Voz e concedem títulos de cidadania a personalidades de destaque nas áreas militar e de segurança pública. A sessão plenária da próxima segunda-feira (3) será transmitida ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, e também estará disponível no canal do YouTube do Legislativo.
