O portal Plural, do jornalista Rogério Galindo e do cartunista Bennet, conta que em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) foi denunciada ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinsep) por práticas de assédio moral por parte dos gestores e também por adoção de políticas higienistas contra a população em situação de rua.
A denúncia foi encaminhada pelo Fórum Municipal de Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (FOMTSUAS) e pede apuração da atuação do secretário Abílio Arthur Alves (PSD).
O Plural teve acesso ao documento. Conforme o texto, o estopim ocorreu no último 26 de setembro, durante reunião sobre Proteção Social Básica (PSB), realizada na Casa do Idoso, sem pauta prévia. Segundo o texto, o secretário iniciou o encontro afirmando preocupação com a saúde mental dos trabalhadores, mas, em seguida, adotou um tom de ameaça, com falas que geraram constrangimento e medo.
O relato no documento é que o município não iria adotar políticas assistenciais para “bandidos” e que era preciso “separar o joio do trigo”. A preocupação do Fórum é pelo desconhecimento das práticas de assistência por parte de Alves, que é ex-vereador e ocupa a pasta por um arranjo político.
Servidores também questionam a conduta intimadora durante o Encontro de Educadores Sociais. O vídeo pode ser visto aqui.
“A fala do secretário tem impacto em todos os serviços e níveis de proteção do SUAS. Focar nas pessoas em situação de rua é uma forma de violência, preconceito e confusão sobre o papel do SUAS com as pessoas mais vulneráveis em nossa cidade. A falta de compreensão acerca da Política Pública gerida pelo atual Secretário ficou evidente, trazendo muita preocupação e desconforto aos seus subordinados, considerando que este espera que sua equipe o apoie e auxilie na violação de direitos das pessoas atendidas na Política Pública de Assistência Social. Não compreende que a parcela mais vulnerável da população é a mais marginalizada e criminalizada. Ouvir um gestor se expressar desta forma causa sofrimento às/aos trabalhadoras/es do SUAS, imaginando que este gestor deseja que colaboremos e sejamos coniventes com essas violações de direito”, diz um trecho da denúncia encaminhada ao Sinsep.
Outro ponto que consta na denúncia é acerca da remoção de servidores que questionam a conduta do secretário. Ao menos quatro pessoas deixaram suas lotações originais e foram transferidas contra a vontade. Sobre isso, a prefeitura explicou que os casos foram acompanhados pelo Sindicato e que as alterações ocorreram por “critérios administrativos, respaldadas por registros internos, necessidade de adequação de equipe ou por decisões judiciais”.
O Plural solicitou entrevista com o secretário, mas a prefeitura respondeu por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa.
A prefeitura afirmou que “reforça seu compromisso com uma gestão ética, transparente e voltada à garantia de direitos, especialmente da população em situação de vulnerabilidade”.
O Executivo mencionou ainda que a pasta “atua de forma integrada com demais órgãos públicos, sempre com base em parâmetros técnicos, legais e com foco no interesse público” e que “reafirma seu compromisso com uma política de assistência social humanizada, técnica e responsável, baseada no respeito aos direitos sociais e na valorização dos profissionais que atuam na área”.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:
Escola do Legislativo discute os impactos da reforma tributária
Motorista de aplicativo é metralhado em Cascavel e sobrevive
Homem rouba ambulância para voltar para casa
Encontro com garota era uma cilada no Sítio Cercado
Operação fura-catraca apreende 37 adolescentes e oito adultos
Foge, é encurralado, passa fogo na polícia e morre
Operação Scutum Limes gera prejuízo milionário ao crime
Operação encontra fábrica clandestina de anabolizantes
Propulsão de plasma vai encurtar as viagens para Marte
Empresas do Simples Nacional precisam migrar para o Emissor Nacional até 1º de novembro
Glenn Hughes do Deep Purple e Black Sabbath vem a Curitiba em novembro
Horóscopo para o dia 24 de outubro de 2025
Óbitos de Curitiba em 23 de outubro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan
Paulo Martins vai tentar se colocar como 3ª via
Beto Richa tem bala na agulha para disputar o governo do Paraná?
Fabio Oliveira já se comporta como filiado ao Novo
Guto Silva faz agenda nos EUA representando o Paraná
Vereador quer obrigar sem tetos dormirem em abrigos da FAS
Thieme Silvestri e Ana Paula Burko costuram aliança para 2026
Paraná: A força que move o agro e impulsiona o Brasil
Prêmio Band Cidades celebra boas práticas das gestões municipais
IPVA terá Refis no Paraná
Prefeito de Fazenda Rio Grande vai usar tornozeleira eletrônica
Fonte:Blog do Tupan
