Aulas na área rural de Rio Bonito do Iguaçu retornam após tornado

Colégios estaduais e municipais voltam a funcionar nesta segunda-feira, 17, após interrupção causada por desastres naturais.

Aulas na área rural de Rio Bonito do Iguaçu retornam após tornado
Aulas na área rural de Rio Bonito do Iguaçu retornam. Foto: Agência

Após o tornado, aulas da rede estadual e municipal na área rural de Rio Bonito do Iguaçu retornam nesta segunda-feira, 17.

Na segunda-feira, 17, as aulas da rede estadual e municipal na área rural de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, terão seu retorno após a interrupção causada pelo tornado que atingiu a cidade há pouco mais de uma semana. Cerca de 1,1 mil estudantes da rede estadual de ensino estão prontos para voltar e concluir o ano letivo de 2025.

A cidade conta com sete instituições de ensino estaduais, das quais seis estão localizadas em áreas rurais, atendendo distritos, assentamentos e comunidades. Dentre essas, cinco escolas já reabriram na semana passada: Joaquim Nasario Ribeiro, Pinhalzinho, José Alves dos Santos, Iraci Salete Strozak e Sebastião E. da Costa.

O Colégio Estadual Ireno Alves dos Santos, que passou por limpeza e reparos emergenciais, está preparado para receber 128 alunos a partir de segunda-feira. Essa escola foi uma das mais afetadas pelo tornado de categoria F3, que atingiu a região em 7 de outubro.

Por outro lado, o Colégio Estadual Ludovica Safraider, que é o mais atingido, ainda não reabrirá. Aproximadamente 400 alunos que estudam lá serão temporariamente acomodados nas salas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Laranjeiras do Sul. O Núcleo Regional de Educação está realizando um levantamento para organizar o transporte dos estudantes para o novo local, e a expectativa é que as aulas possam retornar na terça-feira, 18.

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), já assegurou um investimento de R$ 10 milhões para a completa reconstrução do Colégio Estadual Ludovica Safraider, com previsão de reabertura para o início de 2026.

O retorno das aulas foi viabilizado com a chegada de 14 ônibus escolares emprestados de colégios agrícolas da região. A frota do município foi severamente danificada, dificultando o transporte dos alunos. Os novos veículos começarão a operar nesta segunda-feira.

“Estamos em um esforço muito grande para que as nossas crianças e jovens sejam o menos impactados possível no campo educacional”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “Já realocamos os ônibus escolares para que eles possam voltar à sala de aula e fecharem o ano letivo de 2025, sem nenhum tipo de prejuízo pedagógico.”

Retorno das aulas na rede municipal

Na rede municipal, a situação é semelhante. Oito das nove escolas estão localizadas na área rural e também devem retomar as aulas na segunda-feira, com o suporte dos ônibus escolares. A única exceção é a Escola Municipal Rio Bonito do Iguaçu, que terá suas aulas remanejadas para o CEEBJA Laranjeiras do Sul. Essa escola atende cerca de 500 alunos de 5 a 12 anos. Inicialmente, os professores serão acolhidos na nova instituição para que, na terça-feira, 18, as aulas possam ser retomadas com os alunos. A secretaria municipal também está mapeando a quantidade de estudantes que retornará ao modelo presencial, a fim de definir a logística de transporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *