Instituição assegura que não houve violação das normas

Banco Central da Argentina afirma que o peso não ultrapassou o teto cambial, contradizendo dados de mercado.
Nesta quarta-feira (17), o Banco Central da Argentina contestou que o peso tenha ultrapassado o limite superior de sua banda de negociação; a afirmação foi feita em meio a preocupações sobre o câmbio. A alegação da autoridade monetária é de que seu cálculo do teto difere ligeiramente do número obtido a partir da fórmula divulgada publicamente.
Regime de câmbio e limites
As bandas cambiais foram definidas em abril, em um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), e aumentam gradualmente a uma taxa mensal de 1% no piso e no teto, dividida em incrementos diários. Com essa matemática, o peso poderia ter superado o limite de 1.474,345 por dólar. Contudo, o Banco Central argumenta que o teto válido era de 1.474,5, portanto, não houve violação.
Intervenções e medidas
Se o peso ultrapassasse o limite, o Banco Central, sob a liderança de Javier Milei, poderia intervir diretamente no mercado, conforme previsto no acordo de US$ 20 bilhões com o FMI. A autoridade monetária tem a possibilidade de vender dólares para estabilizar a moeda. Desde a implementação do novo regime, não houve necessidade de intervenção direta, embora o governo tenha utilizado outras estratégias para estabilizar a situação cambial.
Notícia feita com informações do portal: www.infomoney.com.br



