Bélgica investiga novo drone suspeito de espionagem

Autoridades analisam avistamentos sobre base militar sensível

Bélgica investiga novo drone suspeito de espionagem
Drone Bélgica e OTAN. Foto: Um caça F-16 belga participa do exercício aéreo nuclear da OTAN "Steadfast Noon".

Após avistamento de drone sobre base da OTAN, Bélgica inicia investigação sobre possível espionagem russa.

Em Kleine Brogel, 02 de novembro de 2025, as autoridades da Bélgica abriram uma investigação após o avistamento de um segundo drone suspeito de origem russa sobre a Base Aérea, em menos de 24 horas. O episódio levanta preocupações de segurança dentro da OTAN, conforme confirmado pelo ministro da Defesa, Theo Francken. Um helicóptero da polícia foi acionado para perseguir o drone, mas não obteve sucesso.

Contexto da base aérea

A Base Aérea de Kleine Brogel é considerada uma das instalações militares mais sensíveis do país e, segundo especialistas, é um dos locais na Europa onde armas nucleares dos Estados Unidos estariam armazenadas, embora essa informação não tenha sido oficialmente confirmada.

Detalhes do incidente

Os voos dos drones ocorreram durante a noite, o que dificultou a identificação do modelo e da origem dos dispositivos. Francken comentou que as operações não pareciam ser realizadas por amadores, mas por pilotos experientes. Este incidente se junta a uma série de avistamentos de drones não identificados em diversos países europeus nos últimos meses.

Implicações de segurança

Recentemente, aeroportos em Copenhague e Oslo suspenderam suas operações devido a situações semelhantes. Embora a origem dos drones ainda não esteja confirmada, autoridades de defesa europeias suspeitam que as operações possam estar ligadas a espionagem russa, visando monitorar a infraestrutura militar do continente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *