Gabriel Bortoleto, sensação da temporada 2025 da Fórmula 1, tem a chance de igualar um feito notável neste fim de semana, no GP do Brasil, em Interlagos. O jovem piloto da Sauber pode se juntar a Ayrton Senna e Felipe Nasr como os únicos brasileiros a pontuar em seis corridas no ano de estreia na categoria máxima do automobilismo. Além disso, Bortoleto almeja ser o primeiro piloto do Brasil a pontuar no GP nacional em seu ano de estreia.
Com o décimo lugar conquistado no GP do México, Bortoleto alcançou a zona de pontuação pela quinta vez na temporada, um desempenho impressionante para um novato de apenas 20 anos. Restando quatro etapas para o encerramento do campeonato, a expectativa é alta para que o brasileiro supere essa marca e entre para a história do automobilismo nacional.
“É uma honra ter meu nome associado a lendas como Senna e Nasr logo no meu ano de estreia”, declarou Bortoleto em entrevista coletiva. “O GP do Brasil é especial para mim, e farei o possível para conquistar um bom resultado e homenagear a torcida brasileira”.
A comparação com Senna, em particular, eleva a expectativa sobre Bortoleto. Em 1984, o ídolo nacional pontuou em seis das 18 corridas da temporada, guiando pela Toleman. Entre seus resultados memoráveis, destacam-se os pódios em Mônaco, Brands Hatch e Estoril.
Felipe Nasr, em 2015, também pela Sauber, repetiu o feito de Senna, pontuando em seis corridas, com destaque para o quinto lugar no GP da Austrália. Outros grandes nomes do automobilismo brasileiro, como Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi, Felipe Massa e Rubens Barrichello, não alcançaram tal marca em seus anos de estreia, o que demonstra a dificuldade do feito que Bortoleto busca alcançar.
Fonte: http://esporte.ig.com.br

