Relatório da Anthropic revela padrões de uso da IA no país

Brasil ocupa a terceira posição em uso do Claude, ferramenta de IA, segundo relatório da Anthropic.
Um relatório divulgado pela Anthropic aponta que o Brasil é o terceiro país que mais utiliza o Claude.ai, ferramenta de inteligência artificial (IA) da empresa, com 3,7% dos usuários. Os Estados Unidos lideram a lista com 21,6% e a Índia ocupa o segundo lugar com 7,2%. O documento também revela o que os brasileiros buscam ao usar o sistema, incluindo serviços de tradução e aprendizagem de idiomas.
Padrões de uso do Claude
Os usuários brasileiros recorrem ao Claude para auxílio na criação e otimização de conteúdo e estratégias de marketing, edição e melhoria de documentos, além de suporte no desenvolvimento de jogos e programação. Já nos Estados Unidos, o uso predominante está relacionado ao gerenciamento doméstico e busca por empregos, enquanto na Índia as solicitações são voltadas para o desenvolvimento de software.
Impacto geográfico na adoção da IA
A análise geográfica das conversas com o Claude revela que os padrões de uso da IA variam significativamente entre regiões. Segundo o relatório, a geografia molda não apenas como as ferramentas de IA são utilizadas, mas também para quais tarefas. A pesquisa destaca que é essencial que os formuladores de políticas considerem a concentração local do uso da IA para maximizar seu potencial e mitigar desigualdades digitais.