Brasil em Alerta: Calor Extremo e Chuvas Isoladas Marcam a Quinta-Feira

O país enfrenta nesta quinta-feira, 18, uma dicotomia climática, com previsão de calor intenso em algumas regiões e pancadas de chuva isoladas em outras. Quatro das cinco regiões brasileiras apresentam condições para instabilidades atmosféricas, enquanto áreas específicas, principalmente no Centro-Oeste, registram temperaturas acima da média.

O Sul do Brasil apresenta o cenário mais ameno, com temperaturas variando entre 15°C e 26°C. Porto Alegre tem mínima de 15°C e máxima de 26°C, sob céu parcialmente nublado. “As instabilidades retornam de forma isolada ao Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina”, informa o site Meteored, com chuvas de fraca intensidade, principalmente à tarde.

No Sudeste, o calor predomina no interior de São Paulo, Minas Gerais e norte do Espírito Santo, com máximas entre 35°C e 38°C. Em contrapartida, o litoral registra temperaturas mais amenas e possibilidade de chuvas isoladas. A baixa umidade relativa do ar no interior acentua o desconforto térmico, exigindo atenção com a hidratação e exposição ao sol.

O Centro-Oeste permanece sob domínio de altas temperaturas e baixa umidade, especialmente em Mato Grosso, Goiás e parte de Mato Grosso do Sul. “O mapa de umidade do ar mostra amplas faixas com níveis abaixo de 30%”, o que acende o sinal de alerta para desconforto térmico e riscos à saúde. Mesmo com o tempo seco, há previsão de pancadas de chuva pontuais no Mato Grosso.

Enquanto isso, o litoral nordestino enfrenta instabilidades com chuvas fracas, o interior da região, como Maranhão e Piauí, apresenta índices de calor classificados como “incomuns” e até “extremos”, com temperaturas próximas a 39°C. Na região Norte, o calor predomina, com temperaturas de até 38°C no Tocantins, e há previsão de chuvas pontuais no Amazonas e Acre.

A quinta-feira, portanto, será marcada por extremos climáticos regionais. O cenário exige atenção à saúde e ao conforto térmico, especialmente nas áreas com baixa umidade do ar e alta exposição solar. As informações são do site Meteored.

Fonte: http://revistaoeste.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *