Câmara aprova isenção de taxa de fiscalização para táxis

Medida Provisória isenta taxistas de taxa de verificação de taxímetros por cinco anos

Câmara aprova isenção de taxa de fiscalização para táxis
Taxistas são isentos da taxa de verificação de taxímetros por cinco anos. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Câmara aprova MP que isenta táxis da taxa de fiscalização por cinco anos.

Nesta segunda-feira (27/10), a Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória que isenta os taxistas da taxa de verificação de taxímetros, atualmente fixada em R$ 52 anualmente pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A isenção terá validade de cinco anos e, caso aprovado pelo Senado, manterá a obrigatoriedade das verificações por parte do Inmetro.

Alterações na formação de taxistas

Além da isenção, a Medida Provisória altera a legislação vigente, permitindo que o curso de formação para taxistas seja realizado a distância. O conteúdo do curso incluirá direção defensiva, primeiros socorros e mecânica básica, promovido por entidades reconhecidas pelo órgão competente.

Autorização e outorga

O texto, relatado pelo deputado José Nelto (União-GO), também estabelece que o taxista pode indicar outra pessoa para assumir a exploração do serviço em caso de impedimento, sendo necessária a transferência da outorga. Essa regra se aplica tanto à obtenção quanto à renovação da licença.

A Medida Provisória foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em julho deste ano, refletindo um gesto do governo em apoio aos taxistas.

Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *