O primeiro debate presidencial, realizado no domingo (23) pela Band, teve como um dos destaques o suposto cochilo de Gilberto Kassab, vice de Ronaldo Caiado, que gerou reações nas redes sociais. No dia seguinte, Caiado postou uma mensagem em uma rede social, brincando: “Comigo na presidência, você vai dormir tranquilo igual ao Gilberto Kassab no debate”.
Kassab, ao responder a piada, negou que estivesse dormindo e disse que estava, na verdade, digitando e interagindo com eleitores. Ele também fez uma observação em tom bem-humorado sobre o cansaço da campanha, afirmando que todos estavam mais calmos, já que Caiado não tinha nada a esconder e muito a mostrar.
O episódio se deu durante uma fala de Renan Santos, candidato do partido Missão, que foi um dos momentos mais comentados da noite. O debate contou com a participação de três candidatos: Ronaldo Caiado (PSD), Augusto Cury (Avante) e Renan Santos (Missão). A ausência de figuras proeminentes como Lula e Flávio Bolsonaro, que lideram as pesquisas, foi notável, assim como a desistência de Romeu Zema (Novo).
Lula se tornou o alvo de várias críticas durante o debate. Renan Santos não hesitou em atacar o presidente, chamando-o de “tranqueira” e “canalha” logo no primeiro bloco. Caiado também fez suas críticas, afirmando que Lula “expulsa os geradores de emprego do Brasil”.
Augusto Cury, em sua fala, destacou a importância da presença de Lula para discutir a situação educacional do país, caracterizando o governo petista como tendo “coração social, mas sendo extremamente assistencialista”. Além disso, Renan criticou os eleitores de Lula, alegando que parte do apoio ao presidente se deve ao Bolsa Família, e disse que aqueles que ainda apoiam o presidente estão “rifando o nosso futuro” e se comportando de maneira “canalha”.



