Deputada enfrenta pena após crimes de porte ilegal de arma e constrangimento

A deputada federal Carla Zambelli foi condenada e a ação transitou em julgado no STF nesta quinta-feira (30).
Nesta quinta-feira (30), a ação penal que resultou na condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) transitou em julgado no Supremo Tribunal Federal (STF). A parlamentar foi condenada pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, após perseguir um jornalista armado em São Paulo, às vésperas do segundo turno das eleições de 2022.
Consequências da condenação
Com a decisão, o relator do processo, ministro Gilmar Mendes, pode iniciar a execução da pena, uma vez que não cabem mais recursos. Zambelli foi sentenciada, em agosto, a 5 anos e 3 meses de prisão em regime inicial semiaberto, além de multa e perda do mandato de deputada federal. A parlamentar se encontra presa na Itália, onde ocorre o processo de extradição para o Brasil.
Outros processos e condenações
Além da condenação atual, Zambelli também foi sentenciada em outro processo no STF por tentativa de invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), recebendo uma pena de 8 anos de prisão, que já transitou em julgado em junho. Essa situação agrava ainda mais a situação legal da deputada.
Fuga e asilo
A deputada deixou o Brasil em 25 de maio, conforme apurações, e anunciou sua saída publicamente em 3 de junho. Ela foi abordada pela Polícia Federal na Itália, onde se apresentou espontaneamente às autoridades e pediu asilo político para evitar a extradição. Embora já tivesse sido condenada, Zambelli não estava impedida de viajar, pois o STF havia liberado seu passaporte durante a fase recursal.
Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com



