Ministro da Agricultura do Brasil assume presidência em conferência internacional

Carlos Fávaro, Ministro da Agricultura, assume a presidência da JIA em Brasília durante a Conferência de Ministros das Américas.
Nesta terça-feira (4), em Brasília, o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, assumiu a presidência da Junta Interamericana de Agricultura (JIA) durante a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025. Fávaro destacou a importância do evento, que promove o desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar no continente.
Nova narrativa para a agricultura
A conferência deste ano traz como tema central ‘Uma nova narrativa para a agricultura e os sistemas agroalimentares das Américas’. O objetivo é construir uma estratégia conjunta que posicione o continente como um ator-chave na segurança alimentar, conservação ambiental e segurança energética global. O evento é realizado em colaboração com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
Contribuições do IICA
Durante sua intervenção, Fávaro ressaltou as contribuições do IICA para o fortalecimento do setor agropecuário nas Américas, que existe desde 1942. O diretor geral do IICA, Manuel Otero, falou sobre a necessidade de uma nova narrativa que integre modernidade, inovação e responsabilidade social, conectando os setores rural e urbano.
Palestrantes e autoridades presentes
Entre os dias 4 e 5 de novembro, o evento contará com a presença de ministros, especialistas e representantes do setor privado, incluindo palestrantes renomados como Silvia Massruhá, Rattan Lal e Roberto Rodrigues. Durante a conferência, será realizada a eleição do novo diretor-geral do IICA, que tomará posse em janeiro de 2024.



