Cartões de inscrição do Enem 2025 já disponíveis no Pará

Candidatos podem acessar informações sobre local e horário das provas

Cartões de inscrição do Enem 2025 já disponíveis no Pará
Candidatos podem acessar cartões de inscrição. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Cartões de inscrição do Enem 2025 estão disponíveis para candidatos no Pará.

Os cartões de confirmação de inscrição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2025 estão agora acessíveis para os candidatos que farão a prova nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará. Os interessados podem obter o documento na Página do Participante, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A aplicação do exame nesses três municípios ocorrerá de forma diferenciada a partir do dia 30 de novembro, em virtude da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), que será realizada em Belém. O cartão traz informações cruciais como local e número da sala de aplicação, número de inscrição, datas e horários do exame, além de indicar se o candidato possui direito a atendimento especializado ou tratamento por nome social, conforme previamente solicitado e aprovado pelo Inep.

Informações sobre as provas

No dia 30 de novembro, os candidatos realizarão as 90 questões do primeiro dia, abrangendo as áreas de linguagens e ciências humanas, além da redação. Já no domingo, 7 de dezembro, ocorrerá o segundo dia de provas, focando em matemática e ciências da natureza. Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que os candidatos levem impresso o Cartão de Confirmação de Inscrição, que contém todas as informações logísticas necessárias para a realização do exame.

Inscrições e perfis dos candidatos

Até o momento, Ananindeua conta com 26.415 inscritos, enquanto Belém possui 82.478 e Marituba, 4.614. Os dados são provenientes do Painel do Enem 2025, disponível no portal do Inep, que está vinculado ao Ministério da Educação (MEC). No total, o estado do Pará registrou mais de 289.392 inscrições confirmadas, das quais 185.823 pertencem a candidatos autodeclarados pardos, mais de 34,9 mil são autodeclarados pretos e 2,7 mil são indígenas.

Além disso, mais de 83,6 mil inscritos do estado são concluintes do ensino médio nas redes públicas e privadas. Os alunos do programa Pé-de-Meia que participarem das duas etapas do Enem poderão receber um incentivo adicional de R$ 200, que será depositado em conta da Caixa Econômica Federal em nome do estudante.

Reaplicação e resultados

Candidatos de Belém, Ananindeua e Marituba que não puderem realizar as provas nos dias 30 de novembro ou 7 de dezembro, por problemas logísticos ou doenças listadas no edital, poderão solicitar a reaplicação do exame. O prazo para essa solicitação vai de 8 a 12 de dezembro de 2025, e cada pedido será analisado individualmente pelo Inep.

O resultado final do Enem 2025 está previsto para ser divulgado em janeiro, em data a ser definida. As notas do exame podem ser utilizadas para acesso a universidades públicas, bolsas de estudo em instituições privadas, pleitear crédito estudantil, e até para autoavaliação por treineiros, além de certificação de conclusão do ensino médio.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Fonte: Tomaz Silva/Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *