Causas da coceira ocular pela manhã

Entenda os motivos que provocam desconforto nos olhos ao acordar

Causas da coceira ocular pela manhã
Foto: ViDI Studio (Shutterstock/reprodução)

Acordar com coceira nos olhos pode ser desconfortável. Conheça as causas e como tratá-las.

Acordar com coceira nos olhos pode ser uma maneira bastante desconfortável de começar o dia. Embora as causas mais comuns sejam fadiga, alergias, síndrome do olho seco ou a presença de um corpo estranho no olho, como poeira ou um cílio, outros fatores podem ser considerados. Dependendo dos sintomas, como vermelhidão ou secreção ocular, é essencial entender as razões por trás do desconforto.

Fatores comuns de desconforto ocular

Vários fatores podem contribuir para a coceira matinal, incluindo poeira, poluição e pelos de animais. Estes podem causar irritações temporárias. Quando a coceira vem acompanhada de vermelhidão, ardência ou inchaço, pode indicar que algo mais sério está acontecendo. Alérgenos internos, como ácaros e mofo, podem se acumular no quarto e irritar os olhos enquanto você dorme. Já os alérgenos externos, como pólen e poluição, podem agravar os sintomas.

Alergias e olho seco

As alergias são uma das causas mais frequentes de coceira nos olhos. Para ajudar, manter o ambiente limpo e higienizado é fundamental. Além disso, a síndrome do olho seco pode ocorrer quando as glândulas lacrimais não produzem lágrimas suficientes, resultando em desconforto e coceira. O uso de colírios lubrificantes e um umidificador no ambiente pode ajudar, especialmente à noite.

Uso de lentes de contato e infecções

O uso inadequado de lentes de contato pode prejudicar a saúde ocular, causando irritação. Já o terçol e a blefarite são inflamações nas pálpebras que podem resultar em coceira e vermelhidão. A conjuntivite, que pode ser viral, bacteriana ou alérgica, também é uma causa comum de coceira ocular. É vital consultar um oftalmologista se a coceira persistir, pois somente um profissional pode indicar o tratamento adequado.

Conclusão

Coçar os olhos pode trazer riscos e causar danos permanentes, como lesões na córnea. Quando a coceira é persistente, a busca por ajuda médica é essencial para um diagnóstico correto e tratamento eficaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *