Cecília Rodrigues Mota, ex-presidente de associações de aposentados, foi presa na manhã desta terça-feira (17) pela Polícia Federal. A detenção foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal e faz parte de investigações sobre desvios nos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.
A Polícia Federal informou que Cecília presidiu a Aapen e a AAPB. Além dela, a operação também envolve o empresário Natjo de Lima Pinheiro e a deputada Maria Gorete Pereira, que agora utiliza tornozeleira eletrônica. Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em locais relacionados aos investigados.
As ordens judiciais visam aprofundar investigações da Operação Sem Desconto, que apura crimes de inserção de dados falsos, organização criminosa, estelionato previdenciário, entre outros. Cecília foi identificada como uma das envolvidas em um esquema de descontos irregulares em benefícios do INSS.
Cecília Mota foi ouvida pela CPMI do INSS e admitiu conhecer investigados e ter movimentado grandes quantias, mas negou irregularidades. Ela presidiu a Aapen entre 2018 e 2022 e a AAPB em 2019 e 2020. As investigações indicam que ela fez 33 viagens internacionais e que o esquema de descontos irregulares causou um prejuízo estimado de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

