Espaçonave Shenzhou 22 é enviada para trazer astronautas de volta à Terra

China envia a missão Shenzhou 22 para resgatar astronautas na Estação Espacial Tiangong.
China envia missão Shenzhou 22 para resgatar astronautas
Nesta segunda-feira (24), a China enviou ao Espaço a missão Shenzhou 22 às 23h11 (horário de Brasília) com o objetivo de resgatar três astronautas que se encontram na Estação Espacial Tiangong. O lançamento foi realizado a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, localizado no Deserto de Gobi.
Detalhes do lançamento da missão
O foguete Long March 2F/G foi utilizado para a missão, e a rede de mídia estatal chinesa confirmou que o carregamento de propelente para o foguete foi finalizado na manhã da última sexta-feira (21). No dia 22, foi revelado o emblema da missão, além de imagens do foguete e da espaçonave Shenzhou.
Os astronautas atualmente na Tiangong, que não conseguem deixar a estação por motivos de segurança, são os taikonautas da Shenzhou 21: Zhang Lu, Zhang Hongzhang e Wu Fei. Eles estão na estação desde o lançamento da missão em 31 de outubro.
Problemas enfrentados pela tripulação
A espaçonave que transportou a tripulação original foi danificada por detritos espaciais, impedindo que eles retornassem à Terra como planejado. A Shenzhou 20, que deveria trazer os astronautas da Shenzhou 21 de volta, foi danificada antes de seu retorno em 5 de novembro. Como resultado, as autoridades chinesas decidiram enviar a Shenzhou 22 para resgatar os astronautas presos em órbita há dez dias.
Consequências da situação
Após a missão bem-sucedida da Shenzhou 20, que trouxe de volta a tripulação da Shenzhou 21 em 14 de novembro, a situação para os astronautas da Shenzhou 21 se tornou crítica. Sem a possibilidade de voltar para casa, eles aguardam a chegada da nova missão de resgate. A Shenzhou 20 continua acoplada à Tiangong, mas precisará ser reparada ou abandonada em órbita para liberar a porta de acoplamento antes da chegada da Shenzhou 23.
Expectativas para a missão
Se tudo ocorrer conforme o planejado, espera-se que os astronautas a bordo da Tiangong, que vieram na Shenzhou 22, completem sua missão em algum momento de abril de 2026. A situação é um reflexo dos desafios enfrentados por missões espaciais e a importância da segurança dos astronautas em órbita.




