O Paraná vivenciará um fim de SEMANA marcado por chuvas após um período de calor intenso e rajadas de vento elevadas. Na sexta-feira, dia 28 de agosto, o calor se intensifica à tarde, com temperaturas que devem variar entre 30°C e 35°C em algumas regiões, enquanto à noite haverá uma queda significativa na temperatura. A partir de sábado, dia 29, e se estendendo até a SEGUNDA-feira, dia 31, as chuvas devem ocorrer de forma irregular em todo o estado.
Segundo o Simepar, Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, as rajadas de vento já começaram a apresentar maior intensidade durante a SEMANA, impulsionadas pela formação de um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai e o Norte da Argentina. Na quinta-feira, dia 27, ventos em Cascavel e Santa Maria do Oeste superaram os 50 km/h. Na manhã de sexta-feira, em Laranjeiras do Sul, os ventos atingiram 51,5 km/h às 7h30, com previsões de continuidade de ventos fortes, especialmente no Oeste, com velocidades acima de 45 km/h.
A previsão para o sábado indica que o vento permanecerá intenso, com rajadas podendo ultrapassar os 50 km/h em várias partes do Paraná. As chuvas começam de forma isolada e de curta duração, mas se tornam mais abrangentes ao longo da tarde, atingindo todas as regiões de maneira desorganizada. No domingo, o cenário deve ser de risco elevado para tempestades em todo o estado, exceto no Norte, onde as chuvas serão mais localizadas e menos duradouras.
Na faixa sul do Paraná, as pancadas de chuva devem ser moderadas a fortes durante o dia. Na SEGUNDA-feira, dia 31, a chuva persistirá até a madrugada, com uma maior organização do sistema, levando à formação de uma linha de instabilidade. Contudo, ainda haverá previsão de tempestades de forma irregular nas diferentes regiões do estado.
O Simepar também destaca a importância de manter-se informado sobre os alertas da Defesa Civil Estadual. Para receber avisos antecipados sobre a aproximação de tempestades, é possível se cadastrar enviando um SMS com o CEP de residência para o número 40199.



