Um ciclone extratropical, com origem em áreas de baixa pressão no Paraguai, representa uma ameaça iminente para o Sul do Brasil. A Defesa Civil emitiu alertas para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com previsão de chuvas intensas e ventos que podem atingir até 100 km/h já a partir desta sexta-feira. A população deve estar atenta aos riscos de destelhamentos, desabamentos e enchentes.
De acordo com a meteorologista Camila Yunes, o norte do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e o sul do Paraná são as áreas de maior preocupação. As autoridades do Rio Grande do Sul já se mobilizaram, emitindo alertas e orientações para a população se preparar para as condições climáticas adversas previstas para a sexta-feira. A combinação do ciclone com a formação de uma frente fria agrava o potencial de estragos.
O fenômeno climático não se restringe ao Sul. São Paulo também está em alerta, com a chegada do ciclone prevista para o sábado. Embora o volume de chuvas não deva ser tão intenso quanto no Sul, a capital e o interior paulista devem se preparar para fortes rajadas de vento, que também podem superar os 100 km/h.
“Todo o estado está em alerta, com atenção especial para a faixa leste, incluindo a Baixada Santista, o Vale do Ribeira e a região metropolitana de São Paulo”, informou o Coronel Henguel Pereira, coordenador da Defesa Civil de São Paulo, em entrevista. Um gabinete de emergência foi montado para monitorar a situação e coordenar as ações de resposta.
A previsão é de que o tempo comece a melhorar a partir de sábado, com uma estabilização no domingo. No entanto, as autoridades insistem na importância de manter a população informada e atenta às recomendações da Defesa Civil. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) alerta para a intensificação de eventos climáticos extremos, com 2025 podendo ser um dos anos mais quentes já registrados.
Fonte: http://jovempan.com.br
