Entenda os impactos do fenômeno climático no estado

Santa Catarina enfrenta alerta vermelho devido à formação de um ciclone extratropical, que deve causar ventos fortes e chuvas intensas.
Ciclone extratropical afeta Santa Catarina
Santa Catarina entrou em alerta vermelho nesta sexta-feira (7/11) com a formação de um ciclone extratropical na região Sul do Brasil. O sistema, previsto para ganhar força entre a tarde de sexta e a madrugada de sábado (8/11), deve provocar ventos acima de 80 km/h, chuva intensa e mar agitado no Estado, segundo a Defesa Civil.
Entendendo o ciclone extratropical
Mario Quadro, meteorologista e professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), explica que um ciclone é, essencialmente, um sistema de baixa pressão atmosférica — uma área onde a pressão do ar é menor do que ao seu redor. Isso causa a convergência e ascensão do ar, levando à formação de nuvens e chuva. “Por ser um sistema de baixa pressão, ele está associado a ventos que convergem, que vão na direção do centro, e com isso o ar sobe e forma nuvens e chuva”, destaca o professor.
Impactos esperados
Com a aproximação do ciclone, a Defesa Civil alerta para a possibilidade de transtornos, como alagamentos e quedas de árvores. A população deve se preparar para o agravamento das condições climáticas e seguir as orientações das autoridades locais.
Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com




