Ciclone extratropical afeta Santa Catarina com alerta vermelho

Entenda os impactos do fenômeno climático no estado

Ciclone extratropical afeta Santa Catarina com alerta vermelho
Ciclone extratropical se forma em Santa Catarina. Foto: Ventusky/Reprodução

Santa Catarina enfrenta alerta vermelho devido à formação de um ciclone extratropical, que deve causar ventos fortes e chuvas intensas.

Ciclone extratropical afeta Santa Catarina

Santa Catarina entrou em alerta vermelho nesta sexta-feira (7/11) com a formação de um ciclone extratropical na região Sul do Brasil. O sistema, previsto para ganhar força entre a tarde de sexta e a madrugada de sábado (8/11), deve provocar ventos acima de 80 km/h, chuva intensa e mar agitado no Estado, segundo a Defesa Civil.

Entendendo o ciclone extratropical

Mario Quadro, meteorologista e professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), explica que um ciclone é, essencialmente, um sistema de baixa pressão atmosférica — uma área onde a pressão do ar é menor do que ao seu redor. Isso causa a convergência e ascensão do ar, levando à formação de nuvens e chuva. “Por ser um sistema de baixa pressão, ele está associado a ventos que convergem, que vão na direção do centro, e com isso o ar sobe e forma nuvens e chuva”, destaca o professor.

Impactos esperados

Com a aproximação do ciclone, a Defesa Civil alerta para a possibilidade de transtornos, como alagamentos e quedas de árvores. A população deve se preparar para o agravamento das condições climáticas e seguir as orientações das autoridades locais.

Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *