Clara Charf, viúva de Carlos Marighella, morre aos 100 anos

Ativista foi importante figura na luta contra a ditadura militar

Clara Charf, viúva de Carlos Marighella, morre aos 100 anos
Clara Charf, viúva de Carlos Marighella. Foto: colorida de Clara Charf, viúva de Carlos Marighella

A ativista de esquerda Clara Charf, ex-companheira do guerrilheiro Carlos Marighella, faleceu nesta segunda-feira (3/11), aos 100 anos.

A ativista de esquerda Clara Charf, ex-companheira do guerrilheiro e político Carlos Marighella, morreu, nesta segunda-feira (3/11), aos 100 anos. Clara iniciou sua trajetória de ativismo e militância aos 21 anos, quando se filiou ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) em 1946.

Ativismo e exílio

Durante a ditadura militar, após o assassinato de Marighella, em 1969, Clara foi exilada do Brasil e passou a viver em Cuba. Ao retornar ao país, 10 anos depois, ajudou na construção do Partido dos Trabalhadores (PT) e se filiou à sigla.

Legado de Carlos Marighella

Carlos Marighella, nascido em Salvador (BA), foi um ativista de esquerda, conhecido por ser um dos principais organizadores da luta armada contra o regime militar. Ele foi um dos fundadores do movimento armado Ação Libertadora Nacional (ALN) e exerceu o cargo de deputado federal pela Bahia, tendo seu mandato cassado em 1948. Marighella foi assassinado em 1969 em uma emboscada do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).

Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *