Ação busca aprimorar estratégias de combate ao crime organizado

O CNJ mapeia organizações criminosas para aprimorar ações contra o crime organizado, afirma Fachin.
Em 31 de outubro de 2025, o presidente do STF e do CNJ, Edson Fachin, anunciou que o Conselho Nacional de Justiça iniciará o mapeamento das organizações criminosas atuando no Brasil. Com o intuito de aprimorar as estratégias de combate ao crime organizado, a ação surge em meio à repercussão das mais de 120 mortes ocorridas durante a Operação Contenção, deflagrada no Rio de Janeiro.
Objetivos do mapeamento
Fachin destacou que o mapeamento vai auxiliar na elaboração de políticas de combate, permitindo que o sistema de Justiça, incluindo as polícias e a Polícia Federal, desenvolvam melhores ações. “Estamos desenvolvendo e em breve teremos o mapa das organizações criminosas do Brasil, donde provém, onde estão, quais seus principais pontos de interesse”, afirmou o ministro.
Desdobramentos da Operação Contenção
Os desdobramentos da Operação Contenção são acompanhados pelo STF por meio do processo conhecido como ADPF das Favelas, que já resultou em medidas para combater a letalidade policial no Rio de Janeiro. O ministro Alexandre de Moraes, na quarta-feira (29), solicitou esclarecimentos ao governador Claudio Castro sobre a operação e agendou uma audiência para discutir o tema na próxima segunda-feira (3).
Compromisso com os direitos humanos
Além das estratégias contra o crime, Fachin ressaltou que a proteção dos direitos humanos deve ser abordada como uma questão de segurança pública. Ele enfatizou a necessidade de romper com os elos que ligam as organizações criminosas aos estabelecimentos penitenciários, afirmando que esse é um passo crucial para a eficácia das ações do Judiciário.

