Colheita de cevada da Capal supera expectativas no Paraná

Produção alcançou 58,7 mil toneladas, 12% acima do projetado

Colheita de cevada da Capal supera expectativas no Paraná
Foto: Paulo Kurtz

A Capal finalizou a colheita de cevada no Paraná, superando a expectativa em 12% com 58,7 mil toneladas. A qualidade dos grãos também se destacou.

No dia 5 de outubro de 2023, a Capal anunciou a finalização da colheita de cevada em sua área de cobertura no Paraná, com uma produção total de 58,7 mil toneladas, superando a expectativa inicial de 52 mil toneladas em mais de 12%. A colheita ocorreu em uma área que ultrapassa 14 mil hectares. A qualidade dos grãos se destacou, com quase 100% da produção classificada como cevada cervejeira pela Maltaria Campos Gerais.

Regime climático favorável

O coordenador regional de Assistência Técnica Agrícola da Capal, Roberto Martins, explicou que o regime climático favorável durante o inverno, com chuvas regulares e bem distribuídas, evitou o estresse hídrico. A menor nebulosidade nas tardes garantiu uma maior incidência de radiação solar, otimizando a fotossíntese e contribuindo para o acúmulo de biomassa e energia nos grãos. Isso resultou em um maior peso específico, elevando diretamente a qualidade do produto final.

Qualidade dos grãos

Os registros mostram que mais de 90% das cargas recebidas apresentaram grãos maiores com ótimos sortimentos, proteínas baixas, alto poder germinativo e sem microtoxinas. O gerente da Maltaria Campos Gerais, Vilmar Schüssler, confirmou a qualidade superior dos grãos recebidos e destacou o crescimento da área cultivada, além da expectativa de uma excelente safra para 2025, que poderá atrair mais produtores para o projeto de intercooperação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *