A Polícia Civil do Paraná (PCPR) destaca, no Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira (20), o Projeto Espelho, uma iniciativa institucional que promove representatividade, inclusão e proximidade com crianças e adolescentes da rede pública de ensino desde 2022.
Criado com o propósito de inspirar jovens e fortalecer a autoestima por meio de exemplos reais de superação, o Projeto Espelho oferece às crianças a oportunidade de conhecer de perto histórias de profissionais e personalidades que transformaram suas trajetórias por meio da educação.
A ação busca estimular a reflexão sobre identidade, pertencimento, sonhos e futuro, valorizando especialmente pessoas negras que se tornaram referência em suas áreas de atuação.
O público-alvo são estudantes de escolas municipais e estaduais, que participam de atividades e interagem com policiais civis e outros convidados negros, como advogados, músicos, desembargadores e modelos, entre outros. Somente este ano, cerca de 200 crianças e adolescentes de Curitiba e Região Metropolitana foram impactados.
Durante os encontros, que acontecem na Escola Superior de Polícia Civil (ESPC), em Curitiba, as atividades proporcionam um ambiente acolhedor de diálogo e aprendizado, incentivando os jovens a reconhecerem seu próprio potencial e a imaginarem um futuro positivo.
“Logo que elas chegam, as recebemos com um café da manhã que é pensado como um momento inicial de integração. Em seguida, vamos ao auditório da ESPC, onde acontecem momentos de canto, de conversas e de espaços de fala para que elas se expressem e sintam que pertencem àquele ambiente”, explica o delegado Danilo Zarlenga, que idealizou o Projeto.
Ao promover vivências que combinam educação, arte e reflexão, o Projeto Espelho reforça o papel social da PCPR na formação de uma sociedade mais justa, indo além da investigação policial. A iniciativa contribui para aproximar a instituição das comunidades, fortalecendo vínculos e promovendo valores fundamentais para o desenvolvimento humano.
No Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a PCPR reafirma sua atuação em prol da diversidade e da promoção da igualdade racial. “O Projeto Espelho reforça valores como ética, respeito, educação, responsabilidade social e compromisso com a comunidade. Além disso, permite que os jovens conheçam de perto uma polícia mais humana, amiga e próxima das pessoas”, conclui o delegado.
Fonte:Polícia Civil do Paraná


