Comando Vermelho: um grupo terrorista, apesar das declarações de Lula

Análise sobre a classificação do CV como organização terrorista

Comando Vermelho: um grupo terrorista, apesar das declarações de Lula
Comando Vermelho: um grupo terrorista, apesar das declarações de Lula

Análise afirma que Comando Vermelho compartilha características com organizações terroristas, apesar de declarações contrárias.

Em 1 de outubro de 2023, a análise de Lawrence Maximus destaca que o Comando Vermelho (CV) pode ser classificado como um grupo terrorista, mesmo que o presidente Lula e outros membros da esquerda brasileira não reconheçam essa condição. O CV e o Hamas, embora atuem em contextos diferentes, compartilham características que os aproximam das organizações terroristas, conforme diretrizes do Plano Trump.

Características que aproximam o CV do terrorismo

O plano de combate ao extremismo define terrorismo não apenas como ações de guerra, mas como qualquer estrutura organizada que:

  • Exerça controle territorial fora do Estado de Direito;
  • Mantenha financiamento ilícito transnacional;
  • Pratique coerção social e política armada;
  • Propague ideologias de ódio ou destruição;
  • Desafie a soberania e a legitimidade estatal.

Sob essa perspectiva, tanto o CV quanto o Hamas se sustentam pela ocupação territorial e pela coerção armada, criando zonas autônomas de poder paralelo, características típicas de entidades insurgentes. Ambos exploram a vitimização de sua base social para legitimar a violência, com o Hamas utilizando a retórica da resistência islâmica e o CV a narrativa de opressão social.

Implicações da classificação como grupo terrorista

Maximus afirma que, segundo o Peace to Prosperity Plan, qualquer grupo que instrumentalize o sofrimento social para justificar o terror deve ser considerado terrorista. Portanto, tanto o Hamas quanto o CV devem ser enquadrados sob o mesmo espectro conceitual de terrorismo contemporâneo. Essa classificação implica que ambos minam o Estado de Direito e coagem as populações civis, enfraquecendo a soberania nacional.

A visão da esquerda brasileira

Para Lula e a esquerda, o CV é frequentemente visto apenas como vítima de uma sociedade que utiliza suas drogas. Essa visão ignora as características que tornam o CV semelhante a organizações terroristas, dificultando um debate mais amplo sobre segurança e justiça social no Brasil.
Lawrence Maximus é cientista político e analista internacional, com experiência em questões do Oriente Médio e suas dinâmicas geopolíticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *