A vacinação contra a dengue para profissionais de saúde da atenção primária teve início nesta semana, com a expectativa de imunizar 1,2 milhão de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde informou que as primeiras 650 mil doses já foram enviadas aos estados, enquanto o restante está previsto para os próximos dias.
A vacina utilizada é uma formulação brasileira, desenvolvida pelo Instituto Butantan, que é tetraviral e de dose única. Este imunizante é considerado um avanço importante para a autonomia do país, segundo o ministério, e visa proteger os profissionais que atuam diretamente com a população.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a vacinação se inicia pela equipe multiprofissional cadastrada no SUS. Esses profissionais são responsáveis por visitar residências, identificar locais com criadouros do mosquito da dengue e prestar os primeiros atendimentos em casos da doença.
A ampliação da vacinação para outras faixas etárias, incluindo pessoas de 15 a 59 anos, está prevista para o segundo semestre deste ano, dependendo do aumento da produção do Instituto Butantan. Com um investimento de R$ 368 milhões, o ministério adquiriu 3,9 milhões de doses e iniciou um projeto-piloto em três municípios para avaliar o impacto da vacina na população.

