Comissão de Orçamento aprova LOA de 2026

A Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta segunda-feira o projeto de lei nº 843/2025, que estabelece a Lei Orçamentária Anual de 2026. O parecer do relator, deputado Evandro Araújo, confirma um orçamento de 81,6 bilhões de reais, valor que representa o maior montante já projetado pelo Estado e um crescimento de 4% em relação ao ano anterior.

Desse total, 7,1 bilhões de reais estão reservados para investimentos voltados principalmente a infraestrutura, saúde e educação. O texto foi aprovado na forma de substitutivo geral e seguirá para análise e votação em Plenário ainda nas sessões desta segunda-feira. A distribuição dos recursos concentra grande parte do orçamento em educação, previdência social e saúde, que somam quase metade do total previsto.

A educação deverá receber 16,6 bilhões de reais, a previdência social 15,7 bilhões de reais e a saúde 10 bilhões de reais, cada uma delas com aumento de repasses, especialmente na área da saúde, cujo crescimento previsto chega a 7%. A segurança pública manterá um orçamento de 7 bilhões de reais, enquanto o Judiciário contará com 5 bilhões de reais, representando ampliação de 6%. A área de transportes terá 3,3 bilhões de reais, aumento expressivo de 49%, direcionado principalmente a obras de mobilidade e infraestrutura viária. As funções de administração somam 1,4 bilhão de reais, crescimento de 21%, e a área essencial à justiça receberá 2,5 bilhões de reais, alta de 8%.

O orçamento também detalha despesas tradicionais, como os 19 bilhões de reais destinados ao pagamento de pessoal ativo, 14,2 bilhões de reais para aposentados e pensionistas e 23,4 bilhões de reais para custeio da estrutura pública. Os investimentos, somados às inversões financeiras, alcançam 7,3 bilhões de reais. O serviço da dívida terá 2,3 bilhões de reais e a reserva de contingência ficará com 1,8 bilhão de reais. Há ainda o orçamento das empresas estatais, no total de 2,7 bilhões de reais, e os valores destinados aos demais Poderes, como Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas.

O relatório aponta ainda a aprovação de 3.538 emendas parlamentares, sendo 2.011 delas ligadas a despesas, somando 107,9 milhões de reais, além de emendas ao conteúdo programático, ao texto legal, emendas coletivas e contribuições populares encaminhadas por 84 municípios por meio do programa Orçamento de Todos, iniciativa da Assembleia para incorporar sugestões da população no planejamento orçamentário.

Leia outras matérias do Jornal do Paraná e do parceiro Blog do Tupan

Athletico e Coritiba conhecem adversários da Série A

Quando Renato Freitas irá voltar à Alep?

União Brasil do Paraná pensa 2026 mas projeta 2028

Alep lança campanha de arrecadação de brinquedos

LDO e Assembleia Itinerante são destaques da Alep

É possível ter dentes mais brancos de forma segura?

Açúcar ataca os dentes logo na primeira mordida

Corpo em decomposição é encontrado em fundo de vale tomado por mosquitos

Horóscopo de sete de dezembro de 2025

Patinação artística é uma das opções do Natal de Curitiba

Fonte:Blog do Tupan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *