Como é calculada a nota das provas do Enem 2025

Entenda a metodologia aplicada pelo Inep

Como é calculada a nota das provas do Enem 2025
Candidatos se preparam para o Enem. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

No próximo domingo (9), mais de 4,81 milhões de candidatos farão as primeiras provas do Enem 2025, que inclui redação e 90 questões objetivas.

No próximo domingo (9), mais de 4,81 milhões de candidatos farão as primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2025, que incluem redação e 90 questões de múltipla escolha. Para obter um bom desempenho, os candidatos devem gerenciar bem o tempo de 5 horas e 30 minutos alocados para as provas.

Metodologia da TRI

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adota a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular as notas. Essa metodologia não apenas contabiliza a quantidade de acertos, mas analisa a coerência das respostas em relação à dificuldade das questões. Assim, um candidato com um número elevado de acertos em questões difíceis deve também acertar questões mais simples, refletindo a aquisição cumulativa de conhecimento.

Variáveis no cálculo da nota

O cálculo da nota considera três parâmetros: 1) discriminação, que diferencia candidatos com maior domínio da habilidade; 2) dificuldade, que atribui maior valor a questões mais complexas; 3) acerto casual, que avalia a probabilidade de um candidato acertar uma questão por sorte. Isso significa que dois candidatos com o mesmo número de acertos podem ter notas diferentes, dependendo das questões que acertaram ou erraram.

Recomendações para os candidatos

Os candidatos são aconselhados a não deixar questões em branco, pois uma resposta em branco é considerada errada. O Inep destaca que é preferível responder a uma questão mesmo que a resposta seja um chute. Além disso, a nota do Enem é divulgada em janeiro de 2026, quando o Inep também apresentará as notas mínimas e máximas por área de conhecimento.

Notícia feita com informações do portal: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *