Os senadores são responsáveis por representar os interesses dos estados e do Distrito Federal no Congresso Nacional, além de fiscalizar a administração do Presidente da República. Neste ano, o quadro de senadores será renovado nas Eleições de outubro.
A eleição de 2026 promoverá a renovação de dois terços da Casa Legislativa do Senado Federal. Isso significa que um terço das cadeiras será renovado em uma eleição, e dois terços nas eleições subsequentes. O Senado Federal conta atualmente com 81 parlamentares e terá 54 vagas em disputa em 2026.
Os senadores são eleitos por meio do Sistema Majoritário, onde vencem os candidatos mais votados. A definição dos representantes do Congresso Nacional não depende do quociente eleitoral do partido, como é o caso dos deputados estaduais e federais.
A ordem de votação na urna eletrônica é: deputado federal, deputado estadual, senador (primeira vaga), senador (segunda vaga), governador e presidente da República. É importante destacar que não é permitido votar na legenda para o cargo de senador, e que o voto para as duas vagas deve ser diferente. Caso o mesmo número seja digitado para as duas vagas, o segundo voto será automaticamente anulado pela urna eletrônica.

