A medida foi anunciada pelo prefeito de Curitiba, que reforçou o trabalho desenvolvido nos últimos três anos para ouvir a população. O edital foi elaborado pela Urbanização de Curitiba e o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social.
O documento levou em conta as prioridades passadas pelos usuários do transporte coletivo em Curitiba por meio de consultas online e audiências públicas. A Prefeitura de Curitiba espera que o novo contrato de concessão injete R$ 3,9 bilhões em 15 anos no transporte público da capital paranaense.
O edital contará com cinco lotes: dois para os eixos Norte/Sul e Leste/Oeste, um para Linhas Diretas/Ligeirinhos e dois para os convencionais. A frota será ampliada e 1.189 para 1.234 ônibus, com veículos equipados com câmeras de monitoramento e ar-condicionado.
A Prefeitura definiu manutenção da tarifa em R$ 6 por até dois anos. O processo de implementação do novo sistema deve durar até dois anos.



