Desclassificação de Rai Benjamin gera polêmica em Tóquio

Alison dos Santos, conhecido como Piu, conquistou a medalha de prata nos 400m com barreira após uma confusão com a desclassificação de Rai Benjamin, em Tóquio.
Confusão no Mundial de Atletismo
Nesta sexta-feira (19), em Tóquio, o atleta brasileiro Alison dos Santos, conhecido como Piu, garantiu a medalha de prata nos 400m com barreira após uma confusão envolvendo a desclassificação do americano Rai Benjamin. Piu, que fez o tempo de 46s84, cruzou a linha de chegada logo atrás de Benjamin, que registrou 46s52.
A polêmica da desclassificação
A confusão surgiu quando Benjamin foi inicialmente desclassificado por ter batido em sua própria barreira e descolado a da raia ao lado, infringindo a regra TR22.6.3 da World Athletics. Contudo, após um recurso da federação americana, a organização decidiu reverter a desclassificação, alegando que não houve intenção de atrapalhar o adversário da raia adjacente, o nigeriano Nathaniel Ezequiel.
A reação de Piu
Em entrevista ao Sportv, Piu comentou sobre a situação: “Estou feliz. Medalha de prata. A gente queria o ouro, mas estou orgulhoso da trajetória… Se algo irregular aconteceu, faz sentido ser desclassificado. Mas se nada irregular aconteceu, não é assim que eu quero ganhar meu ouro”. O atleta expressou sua satisfação pelo desempenho, apesar da polêmica em torno do resultado.
O resultado final
Piu permaneceu com a medalha de prata, fechando o pódio ao lado de Benjamin e do catari Abderrahman Samba, que fez 47s06. A expectativa agora é sobre como a situação será vista e discutida nas próximas competições, dado o impacto da decisão sobre a credibilidade das regras em grandes eventos.
Notícia feita com informações do portal: esporte.ig.com.br