Copom decide manter Selic em 15% ao ano

Decisão unânime reflete instabilidades econômicas internacionais

Copom decide manter Selic em 15% ao ano
Foto: Jovem Pan

O Copom manteve a taxa Selic em 15% ao ano, decisão unânime que reflete instabilidades no cenário econômico.

Em 17 de setembro de 2025, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou a manutenção da taxa Selic em 15% ao ano, decisão unânime que reflete instabilidades no cenário econômico. A medida acontece em um contexto de inflação acima da meta e instabilidades no ambiente externo, especialmente relacionadas à política econômica dos Estados Unidos.

Justificativa da decisão

O Copom ressaltou que a decisão visa a convergência da inflação para a meta ao longo do período relevante, ao mesmo tempo que busca assegurar a estabilidade de preços e fomentar o pleno emprego. O colegiado destacou a cautela necessária em um cenário de elevada incerteza, afirmando que poderá ajustar a política monetária conforme a necessidade.

Expectativas de inflação

As expectativas de inflação para 2025 e 2026, segundo a pesquisa Focus, permanecem acima da meta, situando-se em 4,8% e 4,3%, respectivamente. A projeção de inflação do Copom para o primeiro trimestre de 2027 é de 3,4%. O Comitê se comprometeu a seguir vigilante, avaliando se a manutenção da taxa atual será suficiente para atingir os objetivos de inflação.

Composição do Comitê

Os membros do Copom que participaram da decisão incluem Gabriel Muricca Galípolo (presidente), Ailton de Aquino Santos, Diogo Abry Guillen, entre outros. Essa reunião reforça a postura cautelosa do Banco Central em um momento de desafios econômicos, tanto internos quanto externos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *