Com a previsão de instabilidade climática para o Carnaval, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná reforça o aviso aos banhistas sobre os perigos de descargas elétricas durante tempestades no Litoral e em áreas de banho. Uma frente fria que se aproxima do Estado pode provocar chuvas intensas e tempestades, incluindo raios.
A capitã Tamires Pereira alerta que descargas elétricas representam um risco extremo para quem está no mar ou na areia. A água do mar é um excelente condutor de eletricidade, e muitas vezes não é necessário que chova no local para que ocorram descargas elétricas. Se o trovão for ouvido, é um sinal de que o raio pode estar próximo o suficiente para causar perigo.
Os bombeiros aconselham que ao perceber sinais de tempestade, como escurecimento do céu e trovões audíveis, os banhistas devem sair da água imediatamente. A regra de segurança sugere que se o intervalo entre o relâmpago e o trovão for menor que 30 segundos, a tempestade já está perigosamente próxima.
Além disso, é importante evitar comportamentos de alto risco, como buscar abrigo sob árvores isoladas ou manusear objetos metálicos durante tempestades. O local mais seguro durante uma tempestade é dentro de edificações fechadas ou veículos com teto metálico e portas fechadas.

