Crescimento nas vendas de bares e restaurantes em agosto

Setor apresenta alta de 2,2% em comparação a julho

Crescimento nas vendas de bares e restaurantes em agosto
Foto: N/A

As vendas de bares e restaurantes cresceram 2,2% em agosto em relação a julho, de acordo com pesquisa.

As vendas no setor de bares e restaurantes cresceram 2,2% em agosto ante julho, de acordo com dados do Índice Abrasel-Stone, relatório mensal divulgado pela Stone em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Este crescimento é um indicativo positivo para o setor, que, no entanto, enfrenta desafios contínuos, como o endividamento elevado das famílias e a inflação de alimentação fora do domicílio.

Desempenho do setor

Segundo Guilherme Freitas, economista e pesquisador da Stone, a melhora do mercado de trabalho e a queda no desemprego contribuíram para o crescimento observado em agosto. Apesar disso, o cenário ainda é desafiador. O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, acredita que a expectativa é de manter esse bom desempenho nos próximos meses, com a volta do horário de verão, que pode aumentar o período de consumo no fim do dia.

Análise regional

Na comparação anual, dez estados apresentaram crescimento nas vendas: Maranhão (10,6%), Rio Grande do Norte (4,7%), Goiás (4,2%), Paraná (2,7%), São Paulo (2,6%), Espírito Santo (1,8%), Roraima (1,6%), Amazonas (1,5%), Ceará (1,3%) e Mato Grosso do Sul (0,4%). Por outro lado, estados como Santa Catarina (-7,5%), Pará (-5,7%) e Rio Grande do Sul (-5,4%) apresentaram quedas significativas.

Expectativas para o futuro

A expectativa de um desempenho positivo nos próximos meses é reforçada pela mudança nos horários, que promete trazer alívio nos gastos com energia e mais movimento nos estabelecimentos. O setor aguarda com otimismo o impacto que essas mudanças terão no consumo.

Notícia feita com informações do portal: www.infomoney.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *