Criaturas marinhas que parecem de outro planeta

Descubra 8 seres aquáticos com aparência alienígena

Criaturas marinhas que parecem de outro planeta
Mola mola / Crédito — Foto: Animal Database (reprodução

Os oceanos abrigam criaturas tão estranhas que parecem de outro planeta. Conheça 8 animais marinhos que se destacam pela aparência alienígena.

Os oceanos abrigam criaturas tão estranhas que não parecem ser deste planeta. Pensando nisso, a seguir listamos 8 animais marinhos que parecem mais com seres vindos do espaço sideral!

Dragão-negro (Idiacanthus atlanticus)

A aparência do Dragão-negro lembra a de um Xenomorfo, a criatura alienígena dos filmes Alien. Sua fêmea possui corpo alongado e esguio, dentes longos e afiados, e um filamento luminoso sob o queixo, conferindo-lhe um visual predador e quase sobrenatural. Esse peixe habita águas frias e escuras dos oceanos subtropicais e temperados do hemisfério sul, alcançando profundidades de até dois mil metros.

Polvo-dumbo (Grimpoteuthis)

O gênero de polvos abissais Grimpoteuthis lembra uma versão alienígena do Dumbo, o elefante da Disney. O polvo-dumbo habita as zonas mais profundas e escuras do oceano, chegando a 7.000 metros de profundidade. Seu corpo é gelatinoso e translúcido, conferindo-lhe uma aparência etérea.

Lula-vampira-do-inferno (Vampyroteuthis infernalis)

O nome dessa lula se dá por sua aparência assustadora, com olhos enormes e braços conectados por uma capa que lembra a de um vampiro. Esse cefalópode apresenta bioluminescência, emitindo flashes de luz que criam “fogos de artifício” no escuro profundo.

Aequorea victoria

Essa água-viva é mais um animal bioluminescente. Sua característica de bioluminescência faz com que seu corpo transparente e tentáculos recebam flashes de luz azul e verde, dando a eles uma aparência alienígena. Habita a costa oeste da América do Norte, do Mar de Bering à Califórnia.

Caravela-portuguesa (Physalia physalis)

Parecendo saída de um filme de ficção científica, a Caravela-portuguesa flutua na superfície do oceano. Na verdade, é um sifonóforo, uma colônia de pequenos indivíduos conectados. Sua cor varia entre azul, roxo e rosa, com um brilho translúcido, e apresenta longos tentáculos que contêm veneno.

Hapalochlaena lunulata

Essa espécie de polvo destaca-se por seus anéis azuis brilhantes e corpo compacto. É uma das espécies mais venenosas de polvo, com anéis que servem de alerta. O Hapalochlaena lunulata é encontrado nas águas tropicais e subtropicais do Indo-Oeste do Pacífico.

Phylliroe bucephala

Com uma aparência translúcida, essa criatura é um nudibrânquio pelágico. Seu corpo achatado permite deslizar com facilidade e possui rinóforos que ajudam a localizar presas.

Peixe-lua (Mola mola)

O peixe-lua é um dos maiores peixes ósseos do mundo. Seu corpo achatado e nadadeiras grandes lhe conferem uma silhueta arredondada, e sua pele é grossa e áspera. Vive em águas temperadas e tropicais de todos os oceanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *