Cerimônia militar de recepção está prevista após traslado

A Cruz Vermelha entregou a Israel os corpos de três reféns mortos pelo Hamas, em um contexto de tensão e negociações complexas.
Em 2 de novembro de 2025, a Cruz Vermelha entregou a Israel os restos mortais de três reféns sequestrados pelo Hamas durante os ataques realizados em 7 de outubro de 2023. Os caixões, segundo informações do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, já estão sob custódia do Exército e do serviço de inteligência Shin Bet e serão trasladados a Israel, onde uma cerimônia militar de recepção está prevista.
Contexto e entregas anteriores
Mais cedo, o Exército israelense confirmou que os corpos haviam sido entregues à Cruz Vermelha. O braço armado do Hamas, as Brigadas Ezzedin al-Qassam, declarou ter entregue “os corpos de três soldados israelenses capturados”, encontrados em um túnel no sul de Gaza. Autoridades israelenses informaram que 17 dos 28 corpos que deveriam ter sido devolvidos desde o início da trégua já foram entregues, mas a busca pelos cadáveres é considerada “complexa e difícil” pelo Hamas devido à destruição em larga escala na região.
Tensão entre grupos
Os atrasos na devolução dos corpos têm gerado irritação no governo israelense, que continua a exercer pressão sobre o grupo palestino para que as entregas pendentes sejam finalizadas. A situação permanece tensa, refletindo as complexidades do conflito e as negociações em andamento.


