Curitiba formalizou a participação no Acelerador de Sistemas Alimentares Prósperos da rede C40 Cities durante evento climático global na cidade do Rio de Janeiro, que acontece até amanhã, simultaneamente o prefeito Eduardo Pimentel firmou um Memorando de Entendimento com o programa ONU Habitat para cooperação em projetos de planejamento urbano.
O prefeito Eduardo Pimentel participou da sessão plenária de abertura do encontro internacional, cujo tema central foi o papel das administrações municipais no enfrentamento das mudanças climáticas. A adesão ao programa alimentar tem como objetivo reduzir a desnutrição e estabelecer padrões sustentáveis de produção e distribuição de comida.
As parcerias permitirão acesso a recursos técnicos e financeiros para implementar políticas públicas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A iniciativa incluirá mapeamento de desertos alimentares e modernização dos equipamentos urbanos.
Eduardo Pimentel assinou os documentos ao lado de Cassie Sutherland, diretora-geral da equipe de Soluções e Redes Climáticas da C40 e explicou a importância desses acordos para a capital paranaense.
“Acabamos de assinar duas ações importantes de aceleração do C40, o contínuo planejamento urbano e sustentável da nossa cidade e também o Acelerador de Sistemas Alimentares. Isso é muito do que nós já fazemos, a refeição saudável e nutricional todos os dias para os nossos 140 mil alunos nas escolas municipais, mas também as nossas hortas urbanas, Fazendas Urbanas e Restaurantes Populares”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.
O prefeito também adiantou que ainda neste ano vai inaugurar o Restaurante Popular do Tatuquara e no ano que vem o Restaurante Popular do Boqueirão. A presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Ana Jayme, a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, e o chefe de Relações Internacionais e do Cerimonial da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó, também acompanharam a assinatura dos documentos.
Além de Curitiba, Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) no Brasil e as cidades de Acra (Gana), Cidade do Cabo (África do Sul), Dakar (Senegal), Guadalajara (México), Johanesburgo (África do Sul), Lagos (Nigéria), Medellín (Colômbia), Nairóbi (Quênia), Quezon City (Filipinas) e Tshwane (África do Sul) também já aderiram ao Acelerador de Sistemas Alimentares Prósperos da C40 Cities.
O Acelerador de Sistemas Alimentares Prósperos da C40 é um compromisso dos prefeitos com um plano de ação claro da C40 Cities, projetado para mostrar as ações ambiciosas que cidades da África, Ásia e América Latina estão tomando para melhorar os sistemas alimentares urbanos até 2035. Ele se concentra em como as cidades estão lidando com a fome, construindo economias alimentares prósperas e alinhadas com o clima e promovendo sistemas alimentares resilientes, inclusivos e sustentáveis.
Durante a tarde desta segunda-feira (3/11), o prefeito Eduardo Pimentel e a equipe da Prefeitura também apresentaram os projetos de resiliência climática e as ações do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima) para Laurence Maurice, representante da Z Zurich na América Latina.
A Z Zurich Foundation trabalha com comunidades locais em todo o mundo desde 2013. O foco da Fundação tem sido na adaptação às mudanças climáticas, com entregas bem-sucedidas em resiliência comunitária a inundações na Colômbia, Equador e EUA.
Em Curitiba, o Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima) é a principal estratégia municipal para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e construir uma cidade mais sustentável, resiliente e neutra em carbono até 2050. Alinhado ao Acordo de Paris e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o plano orienta políticas públicas integradas em mobilidade, descarbonização da frota, energia limpa, gestão dos resíduos, uso do solo, infraestrutura verde e soluções baseadas na natureza, hipervisor urbano e governança climática.
O plano estabelece 20 ações prioritárias que estão sendo implementadas em parceria com diversos órgãos municipais, universidades, setor privado e a sociedade civil. Entre elas destacam-se: a ampliação das áreas verdes e parques-esponja, a transição energética com foco em energia solar e eficiência nos prédios públicos, o incentivo à mobilidade elétrica, o fortalecimento da gestão de resíduos e compostagem, e o estímulo à economia de baixo carbono e à educação ambiental.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:
Verê abre novo concurso público com salários de até R$ 14,3 mil
Athletico vence e sobe para quarto da Série B
Prudentópolis vence e está perto de subir à Segundona do Paranaense em 2026
Definidos jogos de Coritiba, Athletico e Operário nas últimas rodadas da Série B
Azuriz perde pênalti e empata com o Coritiba
Rio Branco e Cianorte empatam pela Taça FPF
Com três facadas, marido mata a mulher grávida e o filho
Jovem é assassinado a marteladas por tretas com drogas e mulher
Pedido de pizza termina com entregador assassinado
Guarda Municipal descobre mocó do tráfico em Fazenda
Dívida de droga pode ter sido causa de execução
Slam poetry é nova forma de ativismo cultural
Horóscopo de três de novembro de 2025
Horóscopo Chinês de três de novembro de 2025
Óbitos em Curitiba do dia 1º de novembro de 2025
Óbitos em Curitiba do dia dois de novembro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan
Esquerda vai apostar na divisão da direita
PT do Paraná ensaia aliança com o PDT
Vereadora cassada de Maringá é contratada por Fabio Oliveira
Alep tem sessão em Ibaiti, debates sobre cultural, igualdade racial e uso da IA
Não será surpresa se Ricardo Barros embarcar na nau de Rafael Greca
Quais são os partidos mais difíceis para se eleger em 2026?
Teoria golpista ou para impulsionar presidenciável Ratinho Junior?
RCC News, às 7h, jornalismo sem rodeios
Fonte:Blog do Tupan
