Seminário Intermunicipal de Cultura na Assembleia Legislativa do Paraná

O Seminário Intermunicipal de Cultura, promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná, debate o impacto da Inteligência Artificial nas políticas públicas culturais.
Nesta segunda-feira (3), a partir das 8 horas, o Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná sediará o Seminário Intermunicipal de Cultura, que visa discutir o papel da Inteligência Artificial (IA) nas políticas culturais e na gestão pública. A iniciativa é da Comissão de Cultura da Assembleia, liderada pelo deputado Nelson Justus (União), em parceria com o Fórum dos Gestores de Cultura do Paraná.
Objetivo do seminário
O evento pretende debater o impacto da IA na cultura, focando na formulação e gestão de políticas públicas culturais. Serão abordados temas como democracia cultural, ética, direitos autorais, economia criativa e patrimônio digital, reunindo gestores, pesquisadores e especialistas.
Programação do evento
A programação inclui uma palestra magna com a equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e seis painéis temáticos que discutirão políticas públicas, transformações no trabalho e na economia criativa, ética e direitos autorais, patrimônio digital e boas práticas no uso da IA aplicada à cultura.
Participantes confirmados
Entre os palestrantes estão Fernando Cordeiro (Rede Nacional de Gestores Municipais de Cultura), Leonardo Schenato Barroso (Consec/ConECta), Thayse Cancela Christo de Souza (Consec/CProfice), Renata Caroline Kroska (Quatro Barras), Fernanda Luiza Schweig Baú (Nova Santa Rosa) e Alberto Schramm Portugal (Ponta Grossa).
Contribuições para políticas públicas
De acordo com o deputado, o seminário busca contribuir para a construção de uma legislação e de políticas públicas que sejam inovadoras e inclusivas, atendendo aos desafios da cultura na era digital.
Notícia feita com informações do portal: www.assembleia.pr.leg.br

