Análise do Conselho de Ética da Assembleia do Paraná fica para próxima sessão

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Paraná adiou a análise de processos de quebra de decoro parlamentar. A decisão foi tomada em reunião nesta terça-feira (4).
Em uma reunião realizada na manhã de 4 de setembro de 2023, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Paraná, sob a presidência do deputado Delegado Jacovós, decidiu adiar a análise dos relatórios dos Processos Administrativos Ético-Disciplinares. Os processos discutidos envolvem acusações entre os deputados Ricardo Arruda e Renato Freitas, entre outros.
Contexto da reunião
O adiamento ocorreu após um pedido de vistas do deputado Luiz Claudio Romanelli, que desejava mais tempo para examinar as representações. A deputada Márcia Huçulak, membro titular do conselho, também solicitou o adiamento para estudar os pareceres antes da próxima sessão. Os relatórios elaborados pelo deputado Tito Barrichello indicam que as manifestações em questão estão protegidas pela imunidade parlamentar, o que motivou seu pedido de arquivamento.
Novas representações a serem analisadas
Além dos processos em andamento, o presidente do conselho também distribuiu relatorias para novas representações que foram recebidas antes da promulgação do novo Código de Ética e Decoro Parlamentar, em setembro. O deputado Dr. Leônidas será responsável por relatar uma das novas representações contra Freitas, enquanto outras quatro, também relacionadas a Freitas, foram agrupadas sob a relatoria do deputado Artagão Júnior.
Implicações e próximos passos
Freitas, ao se manifestar sobre as representações, criticou o que considera excessos e perseguição política. O presidente do conselho, Jacovós, informou que as citações para defesa prévia dos representados ficaram a seu cargo e que, caso os processos avancem rapidamente, a próxima reunião do conselho poderá ser marcada para dezembro.
Notícia feita com informações do portal: www.assembleia.pr.leg.br

