Deputado Arilson Chiorato questiona uso de recursos em tratamentos renais

Audiência pública revela possíveis irregularidades na saúde do Paraná

Deputado Arilson Chiorato questiona uso de recursos em tratamentos renais
Créditos. Foto: Valdir Amaral/Alep

Na audiência pública da Comissão de Saúde, deputado Arilson Chiorato questiona secretário sobre irregularidades em tratamentos renais.

Em 28 de setembro de 2023, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o deputado Arilson Chiorato (PT) questionou o secretário de Saúde, Beto Preto, sobre possíveis irregularidades na aplicação de recursos públicos para litotripsia, procedimento para fragmentar cálculos renais. O alerta surgiu após um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) que, em agosto, estimou desvios de até R$ 52 milhões.

Detalhes da denúncia

Chiorato já havia exposto a situação em uma sessão anterior, citando que a Sesa aprovou e pagou procedimentos com laudos repetidos e até inexistentes. O documento da CGU revelou que pacientes teriam realizado mais de 100 sessões em um ano, o que vai contra os protocolos médicos, além de apontar o uso indevido de códigos de cobrança, dificultando o controle financeiro e clínico.

Respostas do secretário

Durante a audiência, o secretário Beto Preto reconheceu a existência de possíveis irregularidades e informou que auditorias foram instauradas em 2022. Ele afirmou que a CGU recebeu apoio para suas investigações, que incluem vistorias em clínicas contratadas pelo Estado. “Desde 2022, reduzimos metas e o volume de procedimentos diminuiu”, destacou Preto.

Papel da Assembleia

Chiorato reforçou que a Assembleia tem o dever de fiscalizar a utilização correta dos recursos públicos, especialmente na saúde. Ele pediu esclarecimentos sobre os aportes do Governo Federal nas atividades executadas pela Sesa, enfatizando que a responsabilidade com o dinheiro público deve ser priorizada, em defesa dos pacientes do SUS. A audiência ainda apresentou o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) da Sesa.

Notícia feita com informações do portal: www.assembleia.pr.leg.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *