O deputado estadual Goura visitou o Parque Nacional de Ilha Grande e o Refúgio Biológico Maracaju com a equipe do Núcleo de Gestão Integrado do Rio Paraná. O Parque Nacional de Ilha Grande integra o Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná e é resultado de uma longa luta pela preservação das áreas de várzea afetadas pela formação do Lago de Itaipu.
O Refúgio Maracaju é mantido pela Itaipu Binacional e está localizado em um território binacional, envolvendo Brasil e Paraguai. A área possui mais de 1,3 mil hectares de áreas de Mata Atlântica recuperadas desde a década de 1980.
O deputado destacou a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade, para a regulação do clima, para o equilíbrio ambiental e para os serviços ecossistêmicos. O Parque Nacional de Ilha Grande está localizado na Bacia do Rio Paraná e abrange nove municípios.
O parque faz a transição entre o bioma da Mata Atlântica, com elementos do Cerrado e do Pantanal, o que lhe confere uma relevância biológica muito significativa. O parque é composto por mais de 200 ilhas, com uma biodiversidade extremamente rica, com espécies como a onça-pintada, veado-pantaneiro e diversas outras.

