Observação do fenômeno será possível em todo o Brasil

Na noite de 7 para 8 de novembro, a Lua passará na frente de Beta Tauri, visível em todo o Brasil.
Na noite de 7 para 8 de novembro, a Lua, no quarto dia da fase cheia (86% iluminada), vai passar na frente de Beta Tauri (também conhecida como Elnath), a segunda mais brilhante de Touro. O fenômeno, conhecido como ocultação lunar, será visível em todo o Brasil entre 22h40 e 2h38 (horário de Brasília).
Números e características de Beta Tauri
Beta Tauri, ou Elnath, fica a cerca de 134 anos-luz da Terra e é uma gigante azul-branca do tipo B, que já consumiu grande parte do hidrogênio de seu núcleo. A estrela está entrando em uma nova fase da vida, expandindo e esfriando para se tornar uma gigante vermelha. Sua temperatura é de cerca de 13.600 K (13.327 °C), bem acima dos 5.800 K (5.527 °C) do Sol. Não há registros confirmados de exoplanetas ao redor de Elnath.
Visibilidade e condições de observação
O “eclipse de Beta Tauri” será acessível quase todo o território brasileiro. Ocultações lunares só são visíveis de uma pequena fração da superfície da Terra, e a posição da Lua varia dependendo da localização do observador devido à sua grande paralaxe. No mapa do evento, os contornos mostram onde o desaparecimento de Beta Tauri poderá ser visível (em vermelho) e onde será possível testemunhar seu reaparecimento (em azul).
Preparação para o evento
Os espectadores devem estar atentos às condições climáticas e à posição da Lua no céu para garantir a melhor visualização do fenômeno. O nome Elnath, que vem do árabe e significa “a cabeçada”, destaca a tradição de associar estrelas a elementos visuais das constelações. Além disso, a Lua surgiu recentemente acompanhada pela maior Superlua de 2025, atraindo a atenção de entusiastas da astronomia.



