Enem 2025: Provas em Belém, Ananindeua e Marituba neste domingo

Candidatos se preparam para o primeiro dia do exame em cidades paraenses

Enem 2025: Provas em Belém, Ananindeua e Marituba neste domingo
Estudantes se preparam para o Enem 2025. Foto: Divulgação/INEP

Candidatos do Enem 2025 em Belém, Ananindeua e Marituba farão provas neste domingo, 30 de novembro.

Neste domingo (30), os candidatos do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2025 nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, realizarão as provas do primeiro dia do exame. As datas diferenciadas foram estabelecidas em decorrência da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), que ocorrerá na capital paraense.
Os estudantes podem verificar seus locais de prova através do Cartão de Confirmação de Inscrição, que está disponível na Página do Participante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No primeiro dia do exame, os participantes dessas três localidades farão as provas de linguagens, incluindo língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação, além das ciências humanas e suas tecnologias, que abrangem história, geografia, filosofia e sociologia. A prova de redação também será aplicada.
O Inep informa que o Enem nesta edição contará com um tema novo para a redação, diferente do que é aplicado nas provas regulares, mas a matriz de correção permanecerá a mesma, garantindo assim a equivalência das notas entre as diferentes aplicações do exame.
No segundo dia de prova, que ocorrerá em 7 de dezembro, os participantes responderão questões de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, conforme previsto no edital do Enem 2025.
O Inep explica que o Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para garantir que a dificuldade das questões seja equivalente à das provas regulares. Esse modelo matemático considera a coerência das respostas corretas dos participantes, permitindo resultados justos e consistentes.
No total, o estado do Pará registrou mais de 289.392 inscrições confirmadas para o Enem 2025. Dentre esses, 185.823 candidatos se autodeclararam pardos, mais de 34,9 mil são autodeclarados pretos e 2,7 mil se identificaram como indígenas. Além disso, mais de 83,6 mil inscritos são concluintes do ensino médio nas redes de ensino pública e privada, sendo que 71,59% deles estudam em escolas públicas.
Em Ananindeua, a 25 quilômetros de Belém, há 26.415 candidatos confirmados para o Enem 2025. Em Belém, o número de participantes chega a 82.478, enquanto em Marituba, a 28 km da capital, são 4.614 inscritos.
Esses dados estão disponíveis no Painel do Enem 2025, que pode ser acessado no portal do Inep, vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Os participantes de Belém, Ananindeua e Marituba que não puderem realizar as provas nos dias 30 de novembro ou 7 de dezembro, devido a problemas logísticos ou doenças conforme listado no edital, poderão solicitar a reaplicação da prova do dia em que faltaram. O prazo para fazer essa solicitação vai de 8 a 12 de dezembro de 2025, e as solicitações serão analisadas individualmente pelo Inep.
Os concluintes do ensino médio que participarem do programa Pé-de-Meia e estiverem presentes nos dois dias de prova do Enem 2025 poderão receber um incentivo adicional de R$ 200, que será depositado em conta da Caixa Econômica Federal aberta em nome do estudante.
O resultado final do Enem 2025 será divulgado em janeiro de 2026, em data a ser definida.
As notas do exame podem ser utilizadas para o ingresso em universidades públicas, para concorrer a bolsas de estudo em instituições privadas, para solicitar crédito estudantil, e até para certificação de conclusão do ensino médio.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Fonte: Divulgação/INEP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *