O engenheiro civil José Luiz Scroccaro, uma das principais referências em hidrologia e gestão sustentável de mananciais no Paraná, foi homenageado com o título de Cidadão Benemérito do Paraná. A entrega da honraria ocorreu na noite de terça-feira (5), em uma sessão solene no Plenário da Assembleia Legislativa, proposta pelo presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (Republicanos), pelo primeiro-secretário, deputado Gugu Bueno (PSD), e pela segunda-secretária, deputada Maria Victoria (PP).
A homenagem reconhece a trajetória de Scroccaro, marcada pela excelência técnica, dedicação ao serviço público e contribuições significativas nas áreas de Recursos Hídricos, Saneamento Ambiental e gestão territorial. Durante a cerimônia, o homenageado expressou sua satisfação ao receber a honraria, ressaltando que seu trabalho é resultado do esforço coletivo. "Uma conquista individual não é completa sem o esforço coletivo", afirmou, destacando a colaboração de sua equipe técnica no Instituto Água e Terra (IAT).
Atualmente, Scroccaro ocupa o cargo de diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT. Ele também agradeceu ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, que o convidou a retornar ao serviço público, mesmo após sua aposentadoria, para concluir obras importantes no estado. "É gratificante ver os resultados do nosso trabalho", disse o engenheiro, ao comentar sobre sua participação na fiscalização e concretização de projetos ainda não executados.
O deputado Alexandre Curi, ao discursar, enfatizou os feitos de Scroccaro, que mesmo aposentado, foi chamado pelo governador para contribuir com suas habilidades na área. O engenheiro é reconhecido por ser o responsável pelo primeiro projeto da obra da Ponte de Guaratuba e foi considerado o idealizador do “sonho” do novo litoral paranaense. Além do título de Cidadão Benemérito, ele já recebeu a honraria de Vulto Emérito de Curitiba, concedida pela Câmara Municipal.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo os deputados estaduais Soldado Adriano José (PP), Anibelli Neto (MDB) e Luiz Claudio Romanelli (PSD), além de deputados federais e o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma (PSD). O evento também teve a participação do presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA/PR), Helder Rafale Nocko, e de familiares e amigos do homenageado.
Durante a cerimônia, o Coral Paraná, regido pelo maestro Jonatas Jessé Borges, apresentou canções como “Caçador de Mim” e “Como é Grande o Meu Amor por Você”. A Lei nº 23.079/2026, que conferiu a honraria a José Luiz Scroccaro, foi assinada pelos deputados Alexandre Curi, Gugu Bueno e Maria Victoria.



